top of page
saiu na imprensa...
avenida-tereza-cristina-1700.jpg
Bh tem quase 90 áreas sujeitas a inundação
infraestrutura-urbana.jpg
Necessidade de investimento em infraestrutura urbana
243133-infraestrutura-escolar-e-sua-infl
É preciso investir US$ 185 bilhões por ano

A notícia do jornal Globo, mostra que Belo horizonte sofre com a chegada do período chuvoso. De outubro a março, vem a preocupação da segurança das pessoas, principalmente com as que moram nas áreas de risco.

Nessas áreas, são colocadas sinalizações nos trechos, para evitar acidentes, e segundo a Sudecap já são 945 placas pela cidade.

 BH,  possui um relevo acidentado, e é cortada por cursos de água, além do asfalto que reduz a absorção da água. Tudo isso são características que favorecem a subida rápida dos córregos e rios depois de grandes chuvas, aumentando a velocidade da macrodrenagem. Outro fator  que favorece as enchentes são o lixo descartado irregularmente nas ruas, córregos e encostas.

Os alertas e atendimentos à população, são feitos através da Defesa Civil , que na maioria são de inundações e alagamentos.  Realça o fato de que não podemos apenas resolver os problemas, mas sim evitar que aconteçam. Para isso, precisam ser feitas as obras relacionadas as chuvas, como a bacia de detenção na região Centro Sul, um canal paralelo na região Nordeste, entre outras mudanças necessárias

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2018/09/27/bh-tem-quase-90-areas-sujeitas-a-enchentes-saiba-onde-ficam.ghtml

A reportagem fala dos baixos  investimentos do Brasil na infraestrutura das cidades que é menos que 1,8% do PIB nacional ,e quando ocorre um investimento ele é dedicado a áreas onde moram de pessoas de classe média alta favorendo-as, mesmo quando isso não é realmente necessário para elas ,e enquanto os menos afortunados sofrem para resolver problemas como transporte saneamento básico , habitação, mobilidade, energia ,etc, além disso o texto também fez referencia aos gastos do Brasil na copa de 2014 que poderia ter sido um investimento para a infraestrutura urbana . O texto ainda falou que o resultado da déficit brasileira em relação a mobilidade foi devido a expansão urbana que acabou deixando pessoas morando em periferias sem direito a emprego, educação, saúde e lazer. Duas possíveis soluções para a mobilidade é os investimentos em transporte coletivo e a aproximação da moradia as estruturas publicas e as ofertas de emprego.

https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2017/12/23/necessidade-de-investimentos-em-infraestrutura-urbana/

A notícia trata da falta de investimento em infraestrutura em países latino-americanos, com a necessidade de 185 bilhões de dólares a serem aplicados para atender a demanda da região, com menos de metade do montante sendo aplicado, com o valor atual sendo necessário apenas para manter a antiga matriz, com Brasil ,México, Colômbia, Peru e Chile representado 70 por cento do montante. A pontuação da infraestrutura em uma escala de 0 a 80 foi de 54,8 pontos, ficando abaixo da média de 56 pontos, com um destaque na ineficiência do setor público. Apresentando um novo incentivo do governo federal para garantir recursos as unidades educacionais construídas com recursos federais. A matéria também apresenta as redes sociais como um importante instrumento para melhorar a qualidade da infraestrutura existente e apresenta um decreto de Dilma Rousseff para abertura de licitações de obras antienchentes.

http://infraestruturaurbana17.pini.com.br/solucoes-tecnicas/4/e-preciso-investir-us-185-bilhoes-por-ano-220086-1.aspx

bottom of page